Escolha uma Página Menu

Quitar empréstimo: vale a pena antecipar parcelas?

10 set 19 | Finanças

Fazer um empréstimo muitas vezes é necessário para tirar planos do papel ou mesmo para pagar outras dívidas. Planejar seu orçamento para conseguir pagar as parcelas em dia já é um excelente começo, mas quitar empréstimo antes do tempo pode ser ainda mais vantajoso em muitas situações.

Se ao longo do pagamento você tiver uma renda extra pode usar para adiantar as parcelas. O adiantamento pode ser feito a pedido do cliente a qualquer momento, e o saldo devedor é atualizado. Quer saber como funciona e quando vale a pena antecipar parcelas para quitar empréstimo? Acompanhe e entenda.

Quitar o empréstimo antes do prazo é uma boa ideia se você conseguiu juntar um dinheiro extra e tem certeza que as suas despesas vão continuar em dia nos próximos meses. Se você recebeu uma renda extra, como nas férias, ou aumentou sua renda mensal, essa provavelmente é a decisão correta.

O ideal é que você tenha um panorama completo dos seus gastos e se planeje para os próximos 3 a 6 meses. Se o uso desse dinheiro para o pagamento do empréstimo não for causar um rombo no orçamento da família, ele pode ser usado para o adiantamento das parcelas ou quitação total.

Ou seja, desde que você não vá ficar devendo outra conta, o adiantamento das parcelas é vantajoso. Afinal, não faz sentido ter dinheiro parado na conta e continuar pagando juros. Inclusive, é até aconselhável que, se possível, você se planeje para conseguir poupar um pouco mais a cada mês para adiantar o pagamento do empréstimo.

Tela do empréstimo Geru para antecipar parcelas.

 

Como quitar empréstimo?

Para quitar um empréstimo, você precisa contatar o banco, financeira ou fintech com a qual você assinou o contrato e pedir a quitação adiantada. Um novo valor será gerado, contando com o desconto na taxa de juros.

Ao pegar um empréstimo, o valor total é calculado contando com os juros referentes à duração da operação. Quando se opta por quitar empréstimo antecipadamente, o consumidor possuí o direito de obter um desconto, já que a operação demorará menos tempo que o previsto.

Na hora de fazer um empréstimo, é importante ter certeza de que a parcela vai caber no seu bolso. Se você escolher uma prestação alta demais e não conseguir manter o pagamento em dia, vai ter que pagar multas, juros e pode até mesmo ficar com o nome sujo.

Por isso, é melhor ser um pouco conservador e fazer uma parcela mais baixa já que você pode adiantar as parcelas quando quiser e vai ter o desconto nos juros. Para conseguir quitar empréstimo antecipadamente, você tem que se planejar e pode tomar algumas atitudes como:

  • controlar seus ganhos e seus custos detalhadamente todos os meses;
  • cortar gastos supérfluos;
  • estabelecer um teto mensal para compras e lazer;
  • aproveitar os pagamentos extras como décimo terceiro e restituição de Imposto de Renda para quitar o empréstimo;
  • vender móveis, eletrônicos e outros bens que não estão sendo usados.

Como quitar empréstimo na Geru

Quitar empréstimo na Geru é fácil e rápido. A forma de pedir o cálculo atualizado depende de qual banco ao qual o seu contrato está ligado. Existem duas opções:

  • Se o contrato for ligado ao Andbank: acesse seu Painel de Controle, clique em “Antecipar Parcelas” e selecione as parcelas que deseja pagar.
  • Se o contrato for ligado ao Banco CBSS: acesse a aba atendimento e escolha o melhor canal para conversar com o Time de Atendimento da Geru.

De qualquer uma das formas, o valor será recalculado de maneira rápida e fácil e você pode fazer o pagamento antecipado e poupar dinheiro. Uma das grandes vantagens do empréstimo online é justamente o processo sem burocracia e sem demora.

Na hora de adiantar parcelas para quitar empréstimo online na Geru não é diferente. Você pode resolver tudo da mesma forma: simples, sem sair de casa e em poucos minutos.

Como vimos, quitar empréstimo antecipadamente é vantajoso desde que o restante do orçamento não fique comprometido. Quem conseguir poupar um pouco a mais todo mês ou receber uma renda extra pode usar o dinheiro para antecipar as parcelas e obter desconto nos juros.

Lembramos, ainda, que esse é um direito seu como consumidor e a empresa não pode dificultar o seu acesso ao desconto por pagamento antecipado. Na hora de contratar, pense nisso e opte por uma empresa transparente e focada no bom atendimento ao consumidor.

E aí, gostou do post? Quer saber mais sobre empréstimos pessoais? Continue lendo nossos conteúdos e entenda como funcionam as parcelas do seu empréstimo

%d blogueiros gostam disto: