Escolha uma Página Menu

O que é conta digital? Vale a pena abrir uma?

21 jan 2020 | Institucional

Você já deve ter ouvido falar das muitas vantagens em ter uma conta digital. Inicialmente houve grande adesão dos mais jovens a essa nova maneira de lidar com as finanças. Mas atualmente as contas digitais têm avançado no Brasil e atingido todas as faixas etárias. O que nos faz perguntar: afinal, o que é conta digital?

Provavelmente você já sabe que os bancos digitais não cobram tarifas para abrir a conta ou realizar transações, de maneira ilimitada. 

Parece bom demais para ser verdade, não é? Mas pode acreditar: os bancos digitais prestam os mesmos serviços que as instituições financeiras tradicionais, porém inteiramente pelo internet banking e geralmente de maneira gratuita. 

Quer entender melhor como funciona? Continue a leitura do artigo. 

O que é conta digital?

Uma conta digital é uma conta bancária como aquelas dos bancos tradicionais, ou seja, funciona da mesma maneira. A diferença é que não são cobradas tarifas de abertura, manutenção ou mensalidade. Com uma conta digital você também pode realizar transferências (DOC ou TED) sem pagar nada. 

Como funciona uma conta digital?

Agora que já sabe o que é conta digital, você deve estar se perguntando: como é possível que os bancos digitais ofereçam todos estes serviços sem cobrar nada de seus clientes? A resposta é simples: ao dispensar a estrutura das agências físicas, são eliminados enormes gastos com infraestrutura e recursos humanos. Dessa forma o banco pode isentar os correntistas das tarifas cobradas nas instituições financeiras tradicionais do mercado.  

Como nas contas em bancos tradicionais, os bancos digitais também oferecem aos clientes o cartão de débito para compras e saques em caixas eletrônicos. Algumas instituições oferecem também cartão de crédito sem anuidade, recarga para celular e até oportunidades de investimento.  

Outra grande vantagem das contas digitais é que todas as operações podem ser realizadas pela internet, através do seu smartphone. Basta fazer o download do aplicativo do banco e pagar contas, fazer depósitos, transferências e até mesmo emitir boletos. Tudo isso de onde você estiver. 

Os bancos digitais fazem parte do grupo das fintechs (junção das palavras em inglês financial + technology). Essas empresas estão inovando o sistema financeiro por meio da tecnologia. E, como você já deve ter percebido, a tecnologia é uma parte essencial para entender o que é conta digital.

Mas como fazer sua conta digital? Abrir e utilizar uma conta digital é muito simples, envolve menos burocracias e você ainda evita as filas gigantescas dos bancos tradicionais. O cliente deve ser maior de dezoito anos e possuir RG ou CNH, bem como um CPF válido. 

Após realizar o download do aplicativo do banco o cliente deve preencher um cadastro. Serão solicitadas fotos do documento de identificação do cliente e também fotos de sua assinatura. É importante lembrar que tudo é realizado de maneira 100% automática

Se aprovado, o cliente já pode começar a utilizar normalmente a conta. A depender do banco o processo de análise e aprovação é bastante rápido, geralmente em até cinco dias úteis. 

Conta digital x conta em bancos tradicionais

Tudo é realizado de maneira muito simples, não? Uma grande vantagem dos bancos digitais é a praticidade e a ausência de toda a burocracia geralmente envolvida na prestação de serviços bancários tradicionais. 

Contudo, mesmo sabendo o que é conta digital, como a chegada dos bancos digitais ainda é relativamente recente, podem surgir muitas dúvidas. Algumas pessoas podem se sentir inseguras em abrir uma conta e manter seu dinheiro em um banco sem uma agência física. 

Mas aqui vale a mesma regra a ser adotada antes de contratar qualquer serviço, seja offline ou digital. Você deve pesquisar bastante a reputação do banco, consultar outras pessoas que já sejam clientes, se informar o máximo possível

E lembramos que, embora todo o processo de abertura da conta e as demais transações sejam realizadas de maneira automática, o banco deve oferecer pelo menos um canal para tirar suas dúvidas.

Fique de olho também no site do banco: deve ser informado o CNPJ e o endereço da sede da empresa. Você também deve verificar se o site do banco atende aos critérios de segurança. Para saber basta checar a barra de endereço do seu navegador: veja se, ao acessar o site, aparece um pequeno cadeado à esquerda. 

Caso você realmente queira abrir uma conta digital mas ainda está inseguro, uma boa ideia pode ser pesquisar bancos digitais que estão vinculados a bancos tradicionais. Alguns bancos digitais pertencem a instituições financeiras que estão há bastante tempo no mercado. 

Vale ressaltar também que os bancos digitais são submetidos ao Banco Central, que regula e estabelece normas para todas as instituições do sistema financeiro do país. 

Mas mesmo com todos os benefícios de uma conta digital, pode ser que ela não seja o mais indicado para o seu caso. Por isso é tão importante se informar devidamente sobre o que é conta digital e quais são seus riscos e benefícios.

Se você utiliza muito o atendimento presencial do seu banco, uma conta digital não irá suprir sua necessidade.

Pesquise e se informe! 

E, por fim, é importante pesquisar bastante sobre as gratuidades. Embora, no geral, os serviços sejam prestados sem o pagamento de taxas, cada instituição pode ter alguma particularidade no que diz respeito à cobrança: limites no uso de serviços ou de transações, por exemplo. 

Saber o que é conta digital não é suficiente: antes de optar por alguma instituição, leia o contrato com muita atenção! Informe-se cada vez mais para não ter nenhuma surpresa desagradável. 

Aqui na Geru, queremos te ajudar a entender melhor o mundo financeiro e prezamos por informações completas e claras. Se você gostou desse conteúdo e quer continuar aprendendo, acompanhe nosso blog e não perca nenhuma novidade. 

Nós queremos te ajudar a realizar seus sonhos, de forma fácil e confiável. Venha simular um empréstimo com a gente: