Escolha uma Página Menu

IPVA atrasado? Veja como sair dessa situação

09 abr 2021 | Finanças

Começou 2021! Sim, já estamos no 4º mês, mas, sabemos também que os compromissos financeiros do começo do ano ainda estão apertando os bolsos dos brasileiros. E o IPVA atrasado é um deles. Pode parecer inofensivo, só que deixar de pagá-lo pode gerar consequências chatas a ponto de comprometer sua saúde financeira.

 

O IPVA atrasou, e agora?

Ainda dá tempo de você se livrar dessa. Basta entrar na página do seu banco, procurar pela parte de IPVA e quitar o débito pela internet. A consulta do saldo devedor e a impressão do boleto são feitas diretamente no site da Secretaria da Fazenda do seu estado. Por isso, tenha em mãos os seus dados pessoais, a placa do carro e o RENAVAM.

Parcelamento do IPVA: vale a pena?

Bom, se você está procurando por um desconto, então pagar à vista é a melhor alternativa. Porém, é importante avaliar a situação financeira e entender melhor a opção do parcelamento.

É possível sim parcelar, mas, nem todo mundo tem essa chance. As ações de parcelamento acontecem no formato de promoção, geralmente duram 2 meses e não existem campanhas que avisem sobre essas promoção. É nesse pequeno espaço de tempo que são negociados acordos de parcelamento e, nesse caso, o mais importante é se informar. Fique de olho. Parcelar vale a pena quando se consegue um bom acordo com o DETRAN.

Posso pegar um empréstimo para quitar o IPVA atrasado?

Tomar crédito é sempre atrativo quando as condições são justas. Ainda mais quando os consumidores percebem que é simples trocar uma dívida cara por uma mais barata. Contanto que você se organize e entenda o seu momento financeiro, o empréstimo é uma boa alternativa para quitar a dívida do IPVA, afinal, são prazos mais flexíveis e menores taxas para pagar.

Aqui na Geru, por exemplo, os prazos se esticam em até 36 vezes e as taxas são calculadas de forma personalizada para cada perfil, basta acessar o site e fazer seu cadastro.

    E o Auxílio Emergencial, pode ser usado para essa dívida?

    Sem dúvida! Você será beneficiado pela nova rodada do Auxílio Emergencial? Então programe-se para usar o dinheiro na quitação do IPVA.

    Consequências do IPVA atrasado

    Cada DETRAN impõe suas próprias regras sobre as multas aplicadas sob o atraso do pagamento. Porém é importante destacar que, conforme o tempo passa, a multa diária é acrescida de juros, de acordo com a Taxa Selic.

    Posso continuar dirigindo?
    Se sua CNH estiver válida, tudo bem. Agora, se o documento do carro estiver com o IPVA atrasado, você corre o risco de perder o veículo.

    %d blogueiros gostam disto: