Escolha uma Página Menu

IOF ZERO: veja como fica a contratação de empréstimo no mercado

27 abr 2020 | Finanças pós COVID-19

Reduzir o impacto da crise do COVID-19 em nossa economia é um esforço de todos. Os que possuem maior poder, principalmente políticos, economistas e grandes Instituições, são os que estão propondo ações efetivas com grande abrangência social. Para saber todas as informações sobre essas ações que afetam diretamente você, fique ligado nos conteúdos do nosso Blog.

Hoje explicaremos melhor sobre a cobrança do IOF e qual a importância dele no contexto em que estamos vivendo. Os detalhes sobre a taxa você confere nesse nosso texto Entenda o valor do IOF e como funciona essa taxa. 

Desde o começo de abril a taxa que incide sobre operações financeiras foi zerada por uma decisão governamental, ou seja, esse imposto não será cobrado em caso de novos empréstimos, financiamentos, uso do cheque especial ou o famoso rotativo do cartão.Essa medida valerá até julho. Vamos entender melhor sobre como ela impacta em nós?

Empréstimo pessoal

Todos os empréstimos possuem essa taxa no momento da contratação. Ela também é cobrada quando, por algum motivo, você atrasa uma parcela e quando você está negociando o contrato atrasado.

É muito importante prestar atenção na taxa IOF que está sendo oferecida para você nesse tipo de contratação. Sendo assim, com essa nova medida do governo, o IOF fica zerado. Isso significa que ela será anulada nos momentos da contratação, nos atrasos de parcelas e nas renegociações de contratos. Essa medida vale para todos os contratos, novos e antigos, que serão negociados no período da quarentena.

Cheque especial e cartão de crédito

Já aconteceu de você esquecer de pagar a conta do cartão de crédito? Ou até mesmo intencionalmente, deixando para pagar alguns dias depois do vencimento? Então certamente você se deparou com a taxa IOF cobrada pelos dias de atraso.

Com essa medida, as parcelas de cartão que entraram em atraso a partir de 3 de abril terão a taxa anulada.

%d blogueiros gostam disto: