Escolha uma Página Menu

Fraudes em consultorias: saiba como fugir desse golpe

08 jul 2020 | Finanças pós COVID-19

Fraudes são diferentes de fraudes em consultorias? Sim! Já abordamos aqui em nosso Blog o tema fraudes, agora, iremos falar sobre essa modalidade, as fraudes em consultorias. Os casos aconteceram com brasileiros, principalmente no Rio de Janeiro e São Paulo, que encontraram financeiras pela internet para realizar empréstimo sem saber que eram “bancos piratas”.

Mas, vamos entender um pouco mais sobre o assunto fraudes em consultorias?

1 – O que são Bancos Piratas

Bancos Piratas são instituições que atuam dentro do ramo financeiro sem o aval do Banco Central. Ou seja, todas as ações dessas empresas são irregulares perante ao mercado e, principalmente, aos consumidores.

Geralmente, os Bancos Piratas usam falsas credenciais de instituições financeiras regularizadas para que, dessa forma, passem por uma validação prévia dos usuários abordados. A maioria dessas empresas atuam como consultorias de empréstimo consignado com um objetivo único: aplicar golpes e tirar vantagens financeiras das pessoas.

E é sobre esse tipo de fraude que iremos falar mais, afinal, o número de falsas consultorias têm crescido e os casos de golpe só aumentam.

2 – Como acontecem as fraudes

Essas fraudes em consultorias acontecem com qualquer pessoa e a todo momento. O esquema funciona assim: a pessoa busca por empréstimos ou financiamentos na internet, encontra uma empresa que se diz “empresa amiga” e promete ajudar a pessoa a conseguir crédito a todo custo, independente de documentação, restrição no nome ou score.

Assim, após entrar em contato, a fraude começa a acontecer. A empresa te oferece o dinheiro solicitado em troca de reter 90% desse valor com eles. O motivo? Falsos investimentos. A promessa é que eles irão cuidar do seu dinheiro, pagar as parcelas do empréstimo e ainda investir esse valor para que, no fim, você obtenha lucro. Bom demais para ser verdade, né?

Ou seja, o cliente fica com 10% do valor do empréstimo em sua conta e, o restante, é entregue para a falsa consultoria que, além de não devolver os 90% do valor, coloca em risco a dignidade do seu nome perante ao mercado e, principalmente, tira da pessoa o dinheiro de que ela tanto precisava para solucionar seus problemas.

3 – E agora?

Aconteceu com você? Aconteceu com alguém próximo? Já ouviu falar, mas nunca acreditou que seria possível cair em fraudes de consultorias? Então fique atento, pois essa prática está na mira da Polícia Federal.
Desde fevereiro, a PF deflagrou a operação intitulada “Arca da Aliança”, a qual tem por objetivo investigar a fundo os bancos piratas e as falsas consultorias que prestavam serviços financeiros clandestinos.
Sendo assim, saiba que Instituições de Fiscalização já estão atrás de diversos bancos piratas e falsas consultorias que aplicam esses golpes nos brasileiros. Porém, novamente, se aconteceu com você ou com alguém próximo, você precisa denunciar.

As denúncias são feitas por boletins de ocorrência, por isso, tenha em mãos todas as informações possíveis: telefones, nomes, prints de conversas, dados bancários, sites e trocas de e-mails que comprovem o ocorrido. Em seguida, vá até qualquer delegacia da polícia e registre a fraude. Todos dados serão coletados e analisados, o delegado responsável por te atender irá acionar os órgãos responsáveis sobre o seu caso. Pode ser que essa empresa já esteja na mira de investigações, por isso reafirmamos a importância de denunciar.

4 – Como se proteger

Como percebemos, muitas pessoas caíram nas fraudes de consultorias, mas, não é impossível se proteger de fraudes em consultorias. Dito isso, temos aqui 4 dicas simples, porém importantes, para que você possa se proteger, veja:

Pesquise

Logo no início, quando você estiver pesquisando sobre financeiras, crie o hábito de visitar a página do Reclame Aqui da empresa que você está com dúvidas. O Reclame Aqui tem indicadores excelentes para você avaliar a reputação das marcas. Além disso, caso a empresa não tenha uma página no Reclame Aqui, então é hora de começar a desconfiar dela.

Peça documentos

Ficou com receio? Então peça documentos originais ou cópias de documentos da empresa para que você verifique as informações oferecidas pela empresa e se elas são verdadeiras. Nesse caso, coloque o endereço da empresa no Google Maps, ligue para o telefone indicado e pesquise o CNPJ no site da Receita Federal.

Faça perguntas

Caso você verifique que, após a pesquisa, alguns dados não estão condizentes, então, é hora de começar a questionar a empresa. Entre em contato, exponha suas dúvidas e observe como irão te responder e se as dúvidas serão solucionadas de forma rápida e simples, sem enrolações na conversa.

Desconfie

Desconfie de propostas irresistíveis e insistentes que batem à sua porta, tenha certeza se a empresa que está oferecendo o empréstimo está autorizada a fazê-lo. Além disso, quando o dinheiro entrar na sua conta, verifique se o depositante é o mesmo que você esta contratando.

5 – Como saber se uma financeira é confiável?

Você verificou as questões acima e ainda sim tem dúvidas? Não desista. Ainda existem outros critérios para que você identifique se uma financeira é confiável.

Aqui vão duas dicas de ouro:

1 – Verifique a segurança do site

Como verificar a segurança do site da empresa na qual você está avaliando? É simples!
Logo no local aonde você digita o site, no canto superior esquerdo você verá um ícone de cadeado. Esse ícone significa que o site é seguro e que ele possui o Certificado de Segurança SSL, o qual garante segurança das suas informações nesse site.

2 – Solicitação de depósitos antecipados

Uma característica comum entre os bancos piratas e financeiras fraudulentas é a solicitação de depósitos antecipados para a liberação de crédito. Essa ação, já citada pela Geru em outros conteúdos, é crime!

Aqui na Geru, infelizmente, já aconteceram casos de pessoas que sofreram fraudes por falsas empresas. Essas empresas fingem ser parceiras da Geru, usam nosso logotipo e CNPJ para dar a falsa impressão de serem confiáveis, mas não são.
De qualquer forma, reforçamos que nossos processos são seguros e que, caso desconfie de alguma empresa ou suposto funcionário da Geru oferecendo crédito de uma forma milagrosa: desconfie! Procure nosso Time pelos Canais de Atendimento disponíveis.

Falando na Geru, em nosso site temos uma página totalmente direcionada à dúvidas sobre empréstimos e, também, segurança sobre processos que envolvem a tomada de crédito de forma correta.

%d blogueiros gostam disto: