Escolha uma Página Menu

Saiba como funciona a análise de crédito do empréstimo online fácil

09 jul 19 | Institucional

Você talvez já tenha ouvido falar sobre as vantagens de obter um empréstimo online fácil, tais como juros reduzidos e menos burocracia. Graças à tecnologia e às fintechs, muita gente está conseguindo colocar as contas em dia e realizar sonhos pagando menos juros.

Como o processo é novo e não existe toda aquela burocracia dos bancos tradicionais de entregar dezenas de papéis, muita gente se pergunta como é feita a avaliação de crédito para um empréstimo online fácil.

Você também quer entender melhor como funciona o processo? Continue lendo e veja como aumentar suas chances de conseguir um empréstimo online fácil!

O que eu preciso para conseguir um empréstimo online fácil?

Os empréstimos online não estão se popularizando tanto por acaso — eles realmente são menos burocráticos e incrivelmente mais rápidos que nos bancos. Para começar, você preenche um formulário com seus dados pessoais, endereço, telefone etc.

Você diz o quanto precisa e, se for aprovado, envia seus documentos pela internet mesmo, sem precisar comprovar renda. Depois, basta submeter o pedido de empréstimo e a empresa vai fazer uma análise de crédito.

Se o seu empréstimo for aprovado, você assina o contrato pelo celular ou computador e já recebe o dinheiro no próximo dia. O mais legal é que a análise de crédito é feita em apenas 5 minutos!

Como a análise de crédito é feita de forma tão rápida?

Com a ajuda de algoritmos avançados, as empresas digitais conseguem acessar centenas de dados em poucos minutos. São consultadas diversos bureaus de crédito no Brasil — como Serasa e SPC —- e a análise de crédito do empréstimo online fácil leva em conta o seu score pessoal, a sua renda e o nível de risco do empréstimo.

Por exemplo, além de avaliar se o seu nome não está negativado, o empréstimo online fácil também checa se o valor das parcelas vai ser condizente com a sua renda. Aqui na Geru, por exemplo, o score é um aspecto importante, mas não o mais determinante para sua aprovação, já que possuímos uma Política de Análise de Crédito própria que é diferente de todos os bancos tradicionais. Nossas análises vão além do ‘score’ e do ‘nome limpo’.

 

O que é meu score e como ele é calculado?

É uma avaliação sobre o seu comportamento como consumidor. Se você compra e não paga, seu score diminui. Se você faz compras altas no cartão de crédito todo mês, mas paga sempre em dia, os bancos entendem que você é um comprador confiável.

O score leva em conta todo o seu histórico de pagamentos, confere se seu nome está negativado, se tem outros empréstimos e assim por diante. Veja alguns dos itens que afetam seu score:

  • inadimplências registradas no CPF e negativação do seu nome;
  • acúmulo de dívidas e financiamentos, como carro, apartamento e outras prestações;
  • situação econômica da região onde você mora;
  • procura constante por crédito, que pode ser um sinal que você está descontrolado financeiramente.

Se você quiser, pode consultar o seu score gratuitamente no site da Serasa. Mas se ele estiver baixo, não precisa se desesperar. Ainda dá para melhorar a situação.

Medidor de pontuação de crédito

O que fazer para aumentar minhas chances de conseguir um empréstimo online fácil?

Não tem muito segredo — a melhor forma de manter um bom score e conseguir um empréstimo online fácil é mantendo as contas em dia.

Até por isso, logo que você perceber que as coisas estão saindo do controle, vale a pena estudar fazer um empréstimo com juros mais baixos para pagar as dívidas. Assim, você se programa para pagar as parcelas e diminui as chances de ser negativado.

Se você já ficou inadimplente, entre em contato com a empresa e tente renegociar o pagamento para que seu nome não seja negativado.

Lembre-se também de manter seus dados cadastrais atualizados, principalmente seu endereço e telefone. Se você muda de endereço e não avisa aos bancos e provedores de serviço, corre o risco de deixar de receber suas cobranças e ficar inadimplente. Além disso, a análise de crédito pode ver essas divergências como inconsistência no seu cadastro.

Já se você não tem nenhuma dívida pendente, está com seus dados em dia e quer fazer um empréstimo online fácil para realizar um sonho, como casamento ou viagem, você provavelmente não terá problemas.

Em resumo, um empréstimo online fácil tem muito menos burocracia que no banco e a análise de crédito é feita quase instantaneamente. Por isso, ele é uma boa opção para quem está precisando de um dinheiro extra com rapidez e segurança.

Porém, vale lembrar que para conseguir um empréstimo online também é preciso manter um bom histórico de crédito. Portanto, antes de pegar um empréstimo online fácil, faça as contas e se organize para conseguir pagar as parcelas. Assim, você mantém um bom histórico e fica livre de pendências no seu nome.

Quer aprender mais sobre o tema? Veja agora 7 passos para cuidar da sua saúde financeira!

Faça um planejamento para conseguir pagar o empréstimo

Sabemos que não é fácil viver com um salário apertado, as contas que não param de chegar e os preços que só aumentam. Mas, ainda assim, se você está pensando em pegar um empréstimo para quitar dívidas, tem que ficar atento para não cair no mesmo problema. As principais dicas são:

  • Comece a anotar tudo que ganha e tudo que gasta, para conseguir adequar seu orçamento;
  • Faça uma prestação realista que caiba no seu orçamento mensal;
  • Adote um estilo de vida condizente com seus ganhos. Por exemplo, se o salário está apertado, passe a comer com mais frequência em casa em vez de fazer refeições em restaurantes e lanchonetes;
  • Corte gastos onde for possível, pelo menos enquanto se livra das dívidas;
  • Se possível, procure uma fonte de renda extra.

Em resumo, um empréstimo para quitar dívidas é vantajoso em muitas ocasiões. Trocando os débitos por um empréstimo de juros mais baixos, você pode economizar bastante dinheiro.

Para que essa estratégia funcione, é preciso colocar as contas em ordem e saber exatamente qual o tamanho do problema. Assim, você poderá comparar e saber se o empréstimo para pagar as dívidas realmente vai trazer vantagens.

Além disso, é preciso certificar-se de que a parcela do empréstimo para quitar dívidas vai caber no bolso. Tomando essas precauções, você estará no caminho certo para uma vida sem dívidas!

Para conferir se vale a pena fazer esse empréstimo, conheça a Geru e faça uma simulação gratuita de empréstimo pessoal totalmente online e com taxas de juros bastante vantajosas!

%d blogueiros gostam disto: