Escolha uma Página Menu

Empréstimo online confiável: tudo que você precisa saber

03 dez 2019 | Institucional

O crédito concedido a pessoas físicas é um recurso muito utilizado. Serve para várias situações: seja uma emergência financeira, pagar uma dívida que possui juros mais altos ou realizar um projeto pessoal. Mas até certo tempo atrás essa modalidade era oferecida unicamente por bancos, sendo necessário ir até uma agência para realização dos procedimentos. A ideia de um empréstimo online confiável estava longe de parecer realidade. 

Hoje, a contratação de um empréstimo pessoal em um processo 100% digital já é uma realidade. É bastante comum em países como os EUA e vem ganhando cada vez mais espaço no Brasil. Quer entender melhor como funciona um empréstimo online? Então siga a leitura. 

Benefícios do empréstimo on-line 

São muitas as vantagens em contratar um empréstimo on-line. A primeira delas é o fato do consumidor poder contar com a conveniência de realizar toda a operação sem sair de casa. Além disso, o processo costuma ser muito mais rápido, pois é menos burocrático e não exige deslocamentos. 

Não vamos esquecer da principal vantagem dos empréstimos on-line em relação aos bancos e instituições financeiras em geral: os empréstimos pessoais 100% on-line costumam oferecer condições muito mais favoráveis ao consumidor.

O papel das fintechs

Todas essas mudanças só foram possíveis por meio da atuação das fintechs. O nome veio da junção das palavras financial + technology. Estas empresas não precisam arcar com os pesados custos operacionais de uma agência física. Assim, elas conseguem oferecer aos seus clientes taxas de juros mais baixas e condições mais flexíveis.

Em abril de 2018 houve uma importante mudança na atuação das fintechs. Trata-se da Resolução 4.656/2018 do CMN (Conselho Monetário Nacional, órgão ligado ao Banco Central).

A resolução contribuiu para que as fintechs reduzissem ainda mais seus custos e processos burocráticos. De acordo com a norma, essas plataformas digitais estão autorizadas a conceder crédito sem a intermediação de um banco. 

Empréstimo on-line de maneira segura

Diante de tantas inovações, alguém que precisa solicitar empréstimo pessoal em uma plataforma digital pode se sentir inseguro. O fato é que, mesmo com todos esses benefícios, é preciso tomar algumas precauções para não ser vítima de fraudes ou de uso indevido de seus dados. 

Saiba como contratar um empréstimo on-line de maneira 100% segura.

Não faça nenhum pagamento antecipado

Se para efetuar algum procedimento relativo à concessão de crédito a empresa solicitou algum depósito ou pagamento de boleto, atenção. Há grandes chances de que você esteja sendo vítima de uma fraude. A Geru informa, no topo de seu site, que não realiza nenhuma cobrança prévia para que o cliente contrate o empréstimo pessoal.

Exija o contrato na íntegra

A empresa deve fornecer o contrato ao consumidor, bem como responder a todas as suas perguntas. Assegure-se que entendeu bem todas as cláusulas e não deixe de esclarecer todas as dúvidas antes da assinatura do contrato.

Verifique o CET (Custo Efetivo Total)

O CET é a soma de todos os juros e encargos. Deve ser informado ao consumidor de maneira bem clara. O CET mínimo do ano deve ser apresentado antes da contratação da operação de crédito. É muito importante saber qual é o CET da operação contratada para que você possa analisar a viabilidade do empréstimo. Por meio do CET, é possível visualizar o valor pago além do que foi emprestado. 

Garanta a segurança dos seus dados

É responsabilidade de toda empresa de crédito zelar pela segurança das informações pessoais e financeiras de seus clientes. Ao entrar no site da empresa verifique o certificado de segurança. Fazer essa verificação é simples. Basta ver se o site possui um pequeno cadeado à esquerda na barra onde fica a URL. 

Pesquise sobre a empresa

O Banco Central é o órgão responsável por regular a atividade de todas as  instituições financeiras. Logo, deve ser verificado se a empresa que você deseja contratar possui autorização do Banco Central para atuar. Verifique também a reputação da empresa em sites como o Reclame Aqui. Vale também buscar saber o que os clientes estão falando da empresa nas redes sociais. Confira as redes sociais da Geru aqui

Necessidade de análise

Se a empresa não se interessar por seu histórico de pagamento e renda, ligue o alerta máximo. Antes da concessão do empréstimo ou financiamento, a empresa deve analisar os riscos da operação. Para isso, é essencial a análise da capacidade que o consumidor terá em honrar seu compromisso. 

Pressões excessivas

Você vai tomar uma importante decisão para suas finanças. É bastante inconveniente a sensação de que estão tentando “empurrar” a você alguma coisa. Além disso, é um comportamento bastante suspeito, que deve gerar desconfiança no cliente mais atento. 

Transparência nos processos

A empresa deve expor de maneira clara e objetiva seus dados de contato. Deve mostrar também os canais que oferece para atendimento ao cliente. Caso não se sinta 100% seguro, não prossiga com o cadastro. Uma boa opção é tentar falar com um atendente da plataforma digital antes de inserir seus dados no site. Confira os canais de atendimento da Geru aqui

Como funciona o simulador de crédito pessoal 

Você já se certificou que fazer um empréstimo on-line é muito mais prático, rápido e menos burocrático do que em uma instituição financeira tradicional. Também já tomou todas as devidas precauções e sabe o que deve ser verificado antes de solicitar um empréstimo. Assim, não vai ser vítima de nenhuma armadilha. Agora chegou a hora de se planejar. Por isso, fazer uma simulação on-line é o próximo passo. 

É muito fácil, rápido e simples simular seu empréstimo na Geru. Basta informar quanto você precisa, em quantas parcelas deseja pagar e a finalidade (refinanciar dívidas, fazer uma reforma, tirar férias, etc). É importante ressaltar que você pode optar por tomar o empréstimo para fazer o que bem entender com o dinheiro, desde que com responsabilidade. 

Após fornecer essas informações você deverá preencher seu e-mail e CPF para receber o resultado em seu e-mail. Mas fique tranquilo, nesse momento você não está se comprometendo com nada. A efetivação do empréstimo só se dá após o envio de documentos, assinatura do contrato e uma breve análise.

O que preciso para fazer um empréstimo?

As condições para a realização do empréstimo são as seguintes:

  • Residir no Brasil;
  • Ser maior de 18 anos;
  • Possuir conta corrente em banco;
  • Ter RG, CPF ou CNH e um comprovante de endereço;
  • Não ser uma pessoa politicamente exposta;
  • Na Geru, é necessário não estar negativado.

O que é levado em consideração na análise de crédito?

Também são considerados os seguintes fatores (podendo incluir outros, conforme o caso):

  • As informações oferecidas no cadastro no ato da solicitação do empréstimo;
  • As informações disponibilizadas pelos bureaux de crédito brasileiros (SPC, Serasa e Boa Vista Serviços), incluindo as consultas realizadas pelo seu CPF;
  • Score de crédito individual: por meio dele é medida a probabilidade do pagamento das parcelas ser realizado em dia. O score é calculado com base no histórico de pagamentos do proponente;
  • Capacidade de pagamento: ou seja, quanto a parcela do empréstimo vai comprometer a renda mensal do cliente;
  • Histórico de crédito: caso já tenha realizado algum empréstimo, será analisado se o cliente pôde honrar seus compromissos financeiros. 

Como são definidas as taxas de juros dos empréstimos pessoais?

As taxas de juros são estabelecidas por diversos fatores. Em linhas gerais, as taxas de juros de uma operação dependem das garantias que se pode oferecer. Quanto menos garantias, mais altas as taxas de juros. E quanto mais garantias, mais baixas as taxas de juros.

As taxas de juros dos empréstimos pessoais também se baseiam no comportamento do mercado. É possível que o valor dos juros sobre a operação de crédito também seja influenciada pela taxa Selic. A taxa Selic (Sistema Especial de Liquidação e de Custódia) é a taxa básica da nossa economia.

Além disso, cada instituição financeira adota seus critérios para definir sua política de crédito. Entre eles podem estar a natureza da operação, o limite de crédito e a idade do cliente, por exemplo. 

Como solicitar um empréstimo na Geru?

Fazer o cadastro no site e solicitar um empréstimo pessoal é muito prático, rápido, e realizado 100% on-line, de onde você estiver. Todo o processo de cadastro e a simulação é feito sem nenhum compromisso. Confira o passo a passo:

  1. Acesse o site: www.geru.com.br;
  2. Informe o valor pretendido e o número de parcelas que deseja pagar;
  3. Cadastre-se informando seu nome, e-mail e CPF. Fique tranquilo, nessa etapa você fornece seus dados apenas para identificação;
  4. Após o cadastro será encaminhado um link de ativação para o seu e-mail; 
  5. Complete seu pedido e após cinco minutos confira o resultado na tela.

Fique tranquilo, seus dados estão seguros

Todo o processo é feito pelo nosso site. A Geru não solicita dados ou documentos por WhatsApp ou pelas redes sociais. Tudo para garantir a segurança da operação de crédito. Note também que, ao fazer o pedido de empréstimo pessoal, ou em qualquer outra etapa do processo, você não precisará informar a senha de sua conta bancária. 

Além disso, todas as alterações cadastrais ou de seus dados bancários só poderão ser realizadas por meio dos canais oficiais de atendimento. A Geru é a primeira fintech do Brasil a oferecer a seus clientes a opção de empréstimo 100% on-line. Além disso, trabalhamos com criptografia e certificado digital, a fim de proteger os seus dados. 

O cadastro, além de seguro, é sigiloso. Grande parte do processo é feito de maneira automatizada. E, se tiver qualquer dúvida durante o processo, basta entrar em contato com a equipe de atendimento.

 

Agora você já sabe, conte com a gente na hora de solicitar um empréstimo pessoal. A Geru está realmente comprometida com a segurança dos seus dados, e de toda a operação de crédito. É fácil, prático, rápido, descomplicado e 100% seguro. 

%d blogueiros gostam disto: