Escolha uma Página Menu

Empréstimo falso: como não cair nesse golpe

11 jun 2021 | Finanças, Institucional

Ninguém quer cair no golpe do empréstimo falso. Empréstimo já é aquele assunto delicado que muita gente nem gosta de comentar. Mas a Geru está aqui para desmistificar algumas informações sobre crédito e, claro, ajudar com conteúdo e soluções que colaborem para sua saúde financeira. O fato é que nem tudo é um mar de rosas e sabemos da dificuldade em ter total controle sobre gastos.

Esse descontrole, seja por falta de cuidados ou emergências, levam as pessoas a buscarem por empréstimos.
E vamos combinar: a demanda tem crescido. Com isso, muitas empresas começaram a investir no empréstimo pessoal mas, ao mesmo tempo em que cresce o número de empresas do bem, cresce também o número de falsas empresas que só querem aplicar golpes do empréstimo falso.

Que empresas são essas e como elas funcionam?

Bom, basicamente são empresas falsas, lideradas por pessoas anônimas e que aplicam golpes financeiros. Já falamos anteriormente sobre fraudadores e fraudes. Aqui existem duas “fórmulas” comuns:

  • Quando pessoas de má fé criam redes sociais, site e páginas fakes, de empresas que não existem, mas que fingem serem regularizadas e estarem há anos no mercado;
  • Quando pessoas ficam de olho nas redes sociais de empresas éticas, como a Geru e a Rebel, “pescando” pessoas que comentam nos posts. Ou seja, se você entra no Facebook da Geru e faz um comentário “Eu quero um empréstimo”, o fraudador comenta logo em seguida, oferecendo um empréstimo milagroso.

Por isso é extremamente arriscado publicar suas informações em redes sociais. Nunca poste seu CPF, conta bancária, endereço ou telefone em comentários de Facebook ou Instagram.

Como saber se uma financeira é confiável?

No Brasil, uma empresa só está autorizada a oferecer empréstimos se ela for registrada junto ao Banco Central como instituição financeira ou se estiver cadastrada como correspondente bancário de uma instituição financeira.

Portanto, essa deve ser a primeira informação que você deve procurar. Seja em uma loja, no atendimento presencial, ou no site da empresa, é obrigatório que essa informação esteja disponível para o cliente. Nos sites, ela costuma estar no rodapé da página.

Aqui neste post detalhamos tudo que você precisa saber para identificar se uma financeira é confiável ou não, confira.

Caí em um golpe, e agora?

Temos algumas dicas úteis para essa situação:

1 – Entre em contato com seu banco
Se você fez depósito antecipado e percebeu o golpe do empréstimo falso, entre em contato com seu banco. Dependendo da instituição, há possibilidades de reaver o dinheiro.

2 – Faça um boletim de ocorrência
As autoridades irão investigar e ajudar no que for possível. Reúna todas as provas que tiver: prints, conversas no WhatsApp, troca de e-mails, comprovantes de depósitos e números de telefones.

3 – Comunique o banco que recebeu o depósito
Com o boletim de ocorrência em mãos, entre em contato com o banco que recebeu o depósito feito por você. Em alguns casos, o gerente poderá bloquear a conta temporariamente.

4 – Reclame no Procon
Entre em contato por telefone ou virtualmente com o Procon e registre uma denúncia. São eles que poderão investigar endereços e, em alguns casos, colaborar com um processo jurídico contra os golpistas.

 

A Geru é confiável!

Geru foi a primeira fintech do Brasil a oferecer empréstimo 100% online e sem a burocracia das financeiras tradicionais. Não somos uma financeira, mas sim um correspondente bancário devidamente autorizado a realizar operações de crédito.

Para proteger suas informações, nosso site conta com certificado digital e criptografia de dados. Isso significa que você pode enviar seus dados pelo site de forma totalmente segura e qualquer tentativa de interceptação será inútil.

Já o envio de documentos por outras plataformas menos seguras, como e-mail e WhatsApp, não é permitido e não é uma prática da Geru.

Além da segurança dos dados, o processo aqui na Geru é altamente automatizado. Nosso sistema foi desenvolvido para analisar diversos tipos de dados. Nossa análise de crédito é personalizada e vai além do score de crédito, além de ser 100% segura e sigilosa. Por isso, você consegue enviar seus documentos, solicitar um empréstimo e receber a resposta em poucos minutos.

%d blogueiros gostam disto: