Escolha uma Página Menu

Como saber se uma financeira é confiável?

12 nov 2019 | Institucional

Quem está numa situação financeira complicada ou quer realizar um sonho geralmente pensa em recorrer a um empréstimo. No entanto, há quem aproveite esse momento de necessidade para aplicar golpes. Por isso, é importante prestar atenção nos sinais e entender como saber se uma financeira é confiável.

Um empréstimo pode ser uma boa opção se feito com uma empresa de confiança. Se não, ele pode se tornar uma dor de cabeça ainda maior. A boa notícia é que não é tão difícil diferenciar os golpes de uma empresa genuína, basta prestar bastante atenção em alguns pontos. 

Quer aprender como saber se uma financeira é confiável? É só seguir a leitura. 

As características de uma financeira confiável

No Brasil, uma empresa só está autorizada a oferecer empréstimos se ela for registrada junto ao Banco Central como instituição financeira ou se estiver cadastrada como correspondente bancário de uma instituição financeira.

Portanto, essa deve ser a primeira informação que você deve procurar. Seja em uma loja no atendimento presencial ou no site da empresa, é obrigatório que essa informação esteja disponível para o cliente. Nos sites, ela costuma estar no rodapé da página. 

Estando devidamente autorizada, a empresa está sujeita à regulamentação do Banco Central e você estará protegido contra condições abusivas. Em contrapartida, os empréstimos feitos fora da lei, como no caso de agiotas, não têm qualquer regulamentação e costumam trazer juros altos e cobranças abusivas.

Além da devida autorização, as instituições confiáveis jamais pedirão qualquer pagamento antecipado da sua parte. Ao solicitar o empréstimo, você tem seu perfil analisado e, se aprovado, recebe o dinheiro. O primeiro pagamento só é feito depois que você já recebeu. Se a empresa pedir qualquer adiantamento, interrompa a negociação imediatamente.

Por fim, você também tem como saber se uma financeira é confiável observando a documentação referente ao empréstimo. No contrato, devem constar todas as informações sobre taxas, impostos e outras cobranças, formando o Custo Efetivo Total (CET).

O CET é a maneira do cliente saber o quanto realmente vai pagar pelo empréstimo. Uma empresa séria disponibiliza essas informações para o cliente sempre de forma transparente.

Como evitar golpes relacionados a empréstimos

A principal regra para evitar golpes é entender que não existe milagre quando se trata de empréstimo. Tome, por exemplo, uma pessoa com o nome negativado e sofrendo com dívidas: não faz sentido que uma empresa ofereça a ela crédito descomplicado, com juros baixos e sem qualquer garantia. 

Essas promessas fora da realidade são usadas como isca para atrair pessoas que estão precisando de dinheiro urgentemente. Se parecer bom demais para ser verdade, provavelmente se trata mesmo de um golpe.

É claro que existem empréstimos com juros baixos e sem burocracia, mas eles também estão sujeitos a análise de crédito e têm condições de concessão. Na dúvida, consulte as informações contidas nos sites e nas redes sociais para saber se a empresa realmente existe e é de confiança.

Além disso, jamais faça qualquer transferência prévia e somente envie documentos online se o site for seguro. Não confie em negociações por Whatsapp ou assine qualquer documento se não estiver 100% seguro. Além disso, vale à pena repetir: jamais faça um depósito antecipado para um empréstimo. Nenhuma financeira séria e confiável requer esse tipo de processo. 

Como saber se um site é seguro

O principal sinal para saber se um site é seguro é observando se ele tem um certificado digital. O protocolo mais usado atualmente é o chamado SSL (Security Sockets Layer). Na prática, o que esse certificado faz é garantir que as informações transmitidas entre você e o site não possam ser acessadas por terceiros.

Para saber se o site é seguro basta procurar por um pequeno cadeado que fica ao lado do endereço do site. Ao clicar sobre o cadeado, você verá informações sobre o certificado de segurança e pode ter certeza que suas informações estão protegidas.

Por que a Geru é confiável

A Geru foi a primeira fintech do Brasil a oferecer empréstimo 100% online e sem a burocracia das financeiras tradicionais. Não somos uma financeira, mais sim um correspondente bancário devidamente autorizado a realizar operações de crédito.

Para proteger os seus dados, o site conta com certificado digital e criptografia de dados. Isso significa que você pode enviar seus dados pelo site de forma totalmente segura e qualquer tentativa de interceptação deles será inútil.

Sendo assim, apenas a Geru terá acesso aos seus documentos. O envio de documentos por outras plataformas menos seguras, como e-mail e Whatsapp, não é permitido e não é uma prática da Geru.

Além da segurança dos dados, o processo da Geru é altamente automatizado. O sistema da Geru foi desenvolvido para analisar diversos tipos de dados. Nossa análise de crédito é personalizada e vai além do score de crédito, além de ser 100% segura é sigilosa. Por isso, você consegue enviar seus documentos, solicitar um empréstimo e receber a resposta em poucos minutos. 

Restou alguma dúvida? Só deixar para a gente aqui nos comentários que responderemos com todo o prazer. E se você gostou desse conteúdo, continue lendo nossos posts e aprenda como gastar menos no dia a dia. 

Agora você já entendeu como saber se uma financeira é confiável e viu que a Geru é uma empresa de confiança, que tal fazer uma simulação com a gente? 

%d blogueiros gostam disto: