Escolha uma Página Menu

Como organizar um casamento: confira um passo a passo

17 mar 2020 | Institucional

Apesar de aparentemente estar saindo de moda, o casamento ainda faz parte de um dos maiores sonhos de homens e mulheres. Embora seja uma cerimônia popular no mundo inteiro, muitas pessoas ainda têm dúvidas acerca de como organizar um casamento. Por isso nós traremos a seguir algumas dicas de como conseguir se organizar financeiramente, e sobre outros detalhes, para um dia tão especial.

Dando os primeiros passos

Antes de mais nada, é preciso ter em mente por onde começar a preparar uma festividade tão importante. É de costume que o noivado dure entre 1 e 2 anos, o que seria o período ideal para realizar o planejamento e começar a providenciar os elementos essenciais do casamento.

Além de acertar os detalhes para a festa, esse período é essencial para que os noivos se preparem emocionalmente, além de financeiramente para as inúmeras mudanças que vão acontecer dali em diante. 

Ao pensar em como planejar um casamento, demonstre seus interesses e peça algum tipo de apoio moral ou financeiro para os pais, caso isso seja necessário e possível. No momento em que há a decisão de celebrar o casamento, é preciso começar a se organizar para que nada saia do plano inicial.

Quando decidimos pensar nos detalhes antes mesmo de chegar perto da data, devemos buscar orçamentos e economizar dinheiro ao longo do processo, evitando gastos desnecessários, pois você terá tempo para conhecer a qualidade e os preços de  diversas empresas e optar pelas melhores opções pra você.

A festa de casamento precisa ser harmônica e livre de estresses, afinal, é uma data extremamente importante e detalhes supérfluos não devem roubar a cena. Sendo assim, vamos explicar agora alguns pontos importantes sobre como organizar um casamento.

A cerimônia: organizar por conta própria ou com uma produtora especializada?

É muito provável que você consiga organizar seu casamento de maneira própria, afinal, algumas pessoas até preferem fazer isso. Embora isso seja uma realidade, é importante tomar cuidado com as suas escolhas, principalmente porque, nesse processo, tudo será mais difícil. Provavelmente, os noivos nunca se casaram ou organizaram uma festa anteriormente.

Assim, se os noivos julgarem que não conseguem dar conta de tudo sozinhos pode-se contratar uma boa empresa cerimonialista para auxiliar nas mais diversas tarefas, visto que ela terá mais experiência e saberá como conduzir algumas situações que venham a sair do controle. Com a ajuda dela será possível conseguir os melhores fornecedores e ter mais tempo livre e tranquilidade para se dedicar a outras tarefas.

O papel relevante do orçamento

A questão financeira tem um papel relevante no relacionamento de qualquer casal. Dependendendo de como o aspecto financeiro é encarado, ele pode ser um elemento de união do casal ou um motivo para graves desentendimentos e até separação. 

Pensando nisso, para evitar o acúmulo de dívidas que possam vir a ser um problema para o casal, é válido pensar em como guardar dinheiro para casar assim que a decisão pela cerimônia for tomada. 

Antes de mais nada, os noivos devem conversar com a família, pois, caso não tenham grandes condições de conduzir as despesas, será possível pedir auxílio para eles, mesmo que seja para acertar os pequenos detalhes que faltam para fechar o orçamento.

Outro fator que deve ser pensado é que não vale a pena se endividar ou por uma festa de casamento, afinal, tudo poderá ser realizado dentro das possibilidades do casal e sem perder a magia do momento. A festa tem que ser leve e divertida, jamais regada pela preocupação dos boletos que chegarão ao final.

Ao fazer uma boa pesquisa, negociação e manter a calma, será mais do que possível tirar o sonho do papel e transformá-lo na mais bela realidade, trazendo, então, uma festa de casamento inesquecível e que pode sair exatamente como havia sido planejado.

Lista de convidados

Ao pensar em como planejar um casamento é preciso incluir nas tarefas a elaboração da lista de convidados. Ao ter uma noção da quantidade de pessoas que irá comparecer à festa será muito mais fácil pensar e planejar o orçamento da cerimônia.

Faça uma lista com antecedência, colocando todos os nomes que vierem à mente, depois reveja a lista e analise a possibilidade de enxugá-la, pois, obviamente, quanto maior a lista maiores serão os gastos. Ao finalizar, converse com o parceiro ou parceira e pense se aquela quantidade está ultrapassando os limites do previsto ou se, realmente, poderá se manter naquele padrão.

A lista prévia é muito importante, pois é o número de convidados que delimitará os locais em que você fechará o contrato, o aumento ou redução de gastos com alimentação, bebidas, doces, enfeites de mesa, lembranças e outras coisas mais que um casamento oferece.

Outra dica que pode ser valiosa na hora de fechar a lista de convidados é lembrar de chamar apenas aquelas pessoas que você realmente gosta. O dia do casamento é algo íntimo e deve trazer para perto de si aquelas pessoas que se importam com a sua felicidade e realmente querem o seu bem. Por isso, saiba escolher os nomes.

Contratos: tome cuidado!

Ao decidir realizar uma festa de casamento será preciso assinar muitos contratos, principalmente aqueles que se referem aos fornecedores dos mais variados produtos e serviços ofertados durante a cerimônia.

A parte contratual está diretamente ligada à questão de como organizar um casamento, visto que, com ela, é possível saber o quanto será gasto e, também, confirmar a presença daqueles serviços no dia da festa de casamento, travando, assim, um compromisso legalizado com a festa.

Antes de assinar qualquer contrato ou pensar em buscar um fornecedor, pense em como será o estilo da sua festa. Você prefere que seja na Igreja, em um estilo mais tradicional, ou sonha com um casamento na praia em um estilo mais moderno e descolado?

Os tipos diferentes de casamentos demandam diferentes logísticas e, por isso, antes de assinar um contrato, é preciso saber qual será exatamente o seu estilo. Converse com o seu parceiro ou parceira e entre em um acordo para não acabar gerando insatisfação em um dos lados.

Além disso, o planejamento é importante para garantir que todos os detalhes sejam acertados, evitando imprevistos. Por exemplo, se desejar fazer o seu casamento em outra cidade, sugerimos que vá até lá, planeje a melhor época e quais serão os custos, antes de assinar qualquer contrato. 

Fotos e filmagens: eternizando momentos

A fotografia e a filmagem de um casamento acabam por ser um dos elementos mais importantes da festa, afinal, é por meio delas que será eternizado um momento especial e que merece ser lembrado.

Por isso, ao pensar em como guardar dinheiro para casar, é importante lembrar que a parte da fotografia também deve entrar no planejamento, visto que muitos pacotes são oferecidos e, justamente, pela data, acabam por sair bastante salgados.

Outro fator importante a ser ressaltado é o de que os outros serviços do casamento, como o fornecimento de bolo e dos doces, podem ser realizados em mais de um local ao mesmo tempo, mas o do fotógrafo só consegue atender uma única festa por vez. Sabendo disso, busque conhecer os profissionais com antecedência para que nenhum prejuízo ocorra à data.

Pesquisar os preços também faz parte desse item da lista, então não deixe para última hora e busque conhecer o trabalho do fotógrafo que lhe chamou atenção. Deixar as pesquisas acumularem para última hora pode acabar gerando uma grande dor de cabeça.

Decoração do casamento

Aí está mais um item da lista que demanda muito tempo e um bom orçamento para ser realizado. A decoração é uma das partes mais importantes de um casamento. Sem ela, é impossível definir a personalidade da festa, o que a deixaria completamente desinteressante.

Fazer uma visita aos decoradores que possuem uma ideia bem original pode ser um bom passo para definir as prioridades da decoração. Procure em redes sociais ou peça dicas para amigos que já se casaram, afinal, num momento tão importante, todas as opções devem ser cogitadas e estudadas.

Pense nas paletas de cores que serão usadas nas toalhas, cortinas, flores e nas mais diversas decorações previamente pensadas e procure pelos profissionais que conseguirão atender esses desejos. 

Afinal, como economizar para casar?

Uma das primeiras dicas que precisamos dar com relação à economia para um casamento é: quite as dívidas que estão pendentes. É muito comum que você pague por algo que já usou ou viveu, seja uma viagem ou itens pessoais, por exemplo, mas, para quem pretende se casar, é muito importante que isso seja organizado e deixado para trás.

A segunda dica precisa ser realizada em conjunto, afinal, o casamento é uma celebração entre parceiros, o que nos leva a crer que tudo deverá ser feito com o auxílio um do outro. Por isso, faça um planejamento financeiro do casal para listar os custos do casamento, mesmo que ele ainda esteja longe de acontecer.

A terceira dica está relacionada ao corte de gastos. Parem para pensar sobre as coisas com as quais vocês gastam dinheiro, mas que, por algum motivo, já não fazem tanto sentido e sequer parecem importantes. Ao tomar consciência dos próprios atos e gastos, é possível ter uma vida financeira mais saudável e conseguir poupar, tranquilamente, dinheiro para o casamento.

Por último, mas não menos importante, ao pensar em como guardar dinheiro para casar, faça o menor uso do cartão de crédito e de cheques possíveis, afinal, esses dois são grandes armadilhas para quem deseja se organizar financeiramente. Ao lembrar que, para casar, é preciso eliminar as dívidas, evite ao máximo fazer novas, pois o cartão de crédito nos traz uma sensação de poder e de que nossas contas não serão pagas tão cedo, mas, acredite, os boletos vêm e não terão a menor piedade do seu bolso.

E como esse é um sonho comum a maioria das pessoas, existem até opções de empréstimos para casamentos que também podem ser uma alternativa, embora seja preciso se organizar para não assumir compromissos que não poderá cumprir. 

 

Aqui na Geru, queremos te ajudar a entender melhor o mundo financeiro e prezamos por informações completas e claras. Se você gostou desse conteúdo e quer continuar aprendendo, acompanhe nosso blog e não perca nenhuma novidade. 

Nós queremos te ajudar a realizar seus sonhos, de forma fácil e confiável. Venha simular um empréstimo com a gente:

%d blogueiros gostam disto: