Escolha uma Página Menu

Aprenda como economizar dinheiro ganhando pouco

28 maio 19 | Finanças

A maioria de nós quer economizar dinheiro para que possamos construir riqueza e planejar o futuro. Temos metas que queremos alcançar (como viajar) ou coisas que queremos comprar (como uma casa de sonhos). No entanto, quando você tem baixa renda, pode parecer impossível pensar em como economizar dinheiro ganhando pouco.

De acordo com o IBGE, 50% dos brasileiros recebe menos que um salário mínimo mensalmente. E quando o dinheiro já é apertado para viver, poupar uma quantia, por menor que seja, pode ser a última prioridade na sua lista. Você está apenas tentando sobreviver.

Então, como economizar dinheiro ganhando pouco? Como você pode atingir suas metas financeiras com baixa renda?

Quando se trata de finanças, é importante não apenas pensar no agora, mas também no futuro. Mesmo se você não está ganhando muito, você ainda pode economizar pouco a pouco. Veja como:

Como economizar dinheiro ganhando pouco

1. Combata a dívida de juros altos primeiro

O primeiro passo de como economizar ganhando pouco é enfrentar sua dívida, caso tenha alguma, de frente. Especificamente aquelas com taxa de juros elevada, como cartões de crédito ou empréstimos com juros altos.

Você precisa de um plano viável, mas desafiador, para quitá-las. Esse plano deve passar por duas etapas:

  • Renegociar junto aos credores o montante devido. Muitas vezes, isso te ajudará a reduzi-lo e a parar de somar juros sobre juros; 
  • Consolidar a dívida com um empréstimo de juros baixos. É possível encontrar empréstimo pessoal online com juros menores do que suas dívidas, para consolidar a soma delas em um só pagamento e reduzir a quantia total que você pagará.

Comece priorizando sua dívida para que você pague primeiro as mais altas. À medida que avança, evite acumular dívidas com juros mais altos, especialmente cartões de crédito.

 

2. Reduza suas maiores despesas

Pensar em como economizar dinheiro ganhando pouco pode ser muito difícil. Às vezes parece impossível reduzir até um real ou dois a cada mês.

Além das ideias habituais para poupar dinheiro, como cozinhar refeições em casa e cancelar a conta da tv a cabo, o que mais você pode fazer? Em vez de tentar reduzir suas pequenas despesas, concentre-se nas maiores para ter mais impacto significativo.

Para a maioria das pessoas, os custos de moradia tendem a ser a maior parte de suas despesas. Se você estiver alugando, considere reduzir o valor do seu aluguel, optando por uma casa ou apartamento menor ou por dividir com algum amigo, caso more sozinho.

Se você possui casa própria, verifique se o refinanciamento da sua hipoteca por uma taxa mais baixa seria benéfico ou não. Você também pode alugar um quarto ou espaço de estacionamento para obter uma renda extra.

Observação: certifique-se de entender os termos de um refinanciamento antes de considerar essa opção. O que geralmente acontece é que, juntamente com um pagamento mensal reduzido, um refinanciamento também estende o prazo do empréstimo. Esteja confortável com o fato de que você levará mais tempo para pagar o financiamento se essa for a opção escolhida. Também lembre-se de procurar o melhor negócio, porque há uma tonelada de opções para obter um refinanciamento e algumas cobrarão menos do que outras pelos seus serviços.

Trabalhar nas grandes coisas vai te ajudar a poupar mais, mas também é preciso cortar as coisas pequenas, especialmente se os custos estão se repetindo como uma conta de TV a cabo. Você realmente precisa pagar por isso? Há muitas maneiras de reduzir os custos de assinatura de TV, e é necessário um esforço mínimo para obter um benefício considerável.

    3. Mantenha seu orçamento enxuto

    Você precisa controlar o quanto gasta ao pensar em como economizar dinheiro ganhando pouco. Escolha as categorias que você pode cortar completamente do seu orçamento e mantenha o restante do orçamento o mais enxuto possível. Você terá que fazer sacrifícios, mas não é impossível.

    Apenas aprenda a gastar com moderação. Por exemplo; reduza a frequência com que você janta fora. Você ainda pode desfrutar de uma boa refeição em um restaurante, mas não várias vezes por semana.

    A ideia aqui é separar o que é necessidade do que é desejo. Necessidade é aquilo que você não pode viver sem, como o aluguel, que pode ser reduzido mas você ainda precisará pagar todos os meses. Já os desejos são coisas dispensáveis, como uma ida ao cinema. De novo, não é preciso cortar os desejos por completo, mas aprender a usá-los com sabedoria.

      Saco de dinheiro e moedas se somando ao fato de fazer empréstimo online

      4. Procure fontes de renda extra

      Se você não pode cortar custos mais do que já fez, considere diversificar sua renda procurando fontes extras para ganhar dinheiro. Além de seu trabalho em tempo integral, você pode conseguir um segundo bico para criar uma nova fonte de renda.

      Pense sobre o que você é bom em fazer, que tipo de hobbies tem que podem render alguma grana ou o que você já gosta que pode ser transformado em um trabalho secundário.

      A maior parte das atrações populares inclui escrita freelance e design gráfico, mas a tecnologia tem ajudado pessoas de todo mundo a conseguir uma nova fonte de renda. Aplicativos como o Uber ou o Rappi permitem que você se cadastre e comece a oferecer serviços quase que de imediato.

        Mantenha sua saúde financeira em dia para economizar

        Entender como economizar dinheiro ganhando pouco e colocar essas ideias em prática é certamente difícil, mas pode ser feito. É importante entender quais são suas prioridades e criar um plano de gastos e economia com base em valores.

        Depois disso, você ficará mais inteligente e mais experiente com a forma como gasta dinheiro e, em última análise, poderá economizar mais.

        Mas existem outras maneiras de  economizar ganhando pouco? Quais são algumas das táticas que você já tentou no passado quando sua renda era baixa?

        Quer mais dicas de como economizar dinheiro ganhando pouco? Comece um orçamento.

        Orçamentos, rastreamento de dinheiro e um pensamento cuidadoso sobre seus gastos são mais importantes quando você tem pouco dinheiro. Pensar que você é muito pobre para um orçamento é uma maneira de evitar decisões difíceis. Mas fazer essas escolhas difíceis vai realmente ajudá-lo a se sentir mais no controle e mais feliz com suas finanças.

        Se você está vivendo na margem financeira, experimente essas estratégias de orçamento para garantir que você controle seu dinheiro, e não o contrário:

        1. Faça amizade com seu calendário

        Se seu principal intuito é saber como economizar dinheiro ganhando pouco, precisa passar a usar um calendário, e se já usa, deve começar a organizar seu dinheiro de acordo com ele.

        Grave quando você recebe seu cheque de pagamento, quando as contas são devidas e quando os pagamentos automáticos são feitos. Isso pode ajudá-lo a encontrar os pontos finos em suas finanças durante o mês.

        Assim, você pode solicitar alterações nas datas de vencimento, a fim de ter certeza de que terá dinheiro quando precisar dele.

        Por exemplo, se você sabe que ter dinheiro “extra” em sua conta corrente será uma tentação demais, mude as datas de vencimento da fatura para coincidir com seus contracheques, para que não acabe gastando a grana antes de pagar o que precisa.

        2. Acompanhe seus gastos por mês

        Seu próximo passo de como economizar dinheiro ganhando pouco é ridiculamente simples, e ainda assim pode ser muito difícil de fazer. Registre cada centavo gasto todos os meses. Não importa se você faz o uso da tecnologia ou da tradicional dupla papel e caneta — um mês de rastreamento lhe dará uma ideia muito melhor de para onde vai o seu dinheiro.

        Outro efeito colateral positivo do rastreamento de seus gastos é que ele permite que você pense sobre suas compras antes de efetivá-las. Você pode simplesmente caminhar pela cafeteria quando perceber que realmente não quer gastar R$ 4 reais em um lanche porque sabe que essa quantia se somará e fará a diferença no fim do mês.

        Seja qual meio para fazer suas anotações você escolher, é importante lembrar de separar os gastos por categoria para saber quanto gasta no total com cada uma delas.

        3. Corte sem dó

        Quando souber por que ainda resta muito mês ao final do seu dinheiro, você saberá o que cortar de suas despesas mensais para voltar a viver de acordo com seus recursos. Alguns cortes serão fáceis. Refeições no restaurante e lanches podem ser cortados em favor de cozinhar em casa. Custos de seguro podem ser mais gerenciáveis, aumentando suas franquias.

        Os serviços que você não usa, como a participação na academia ou o plano de dados extra em seu telefone, também devem estar no bloco de corte.

        Mas também não esqueça de cortar custos em áreas básicas. Muitas vezes você pode diminuir seus pagamentos de serviços, certificando-se de desligar as luzes e desconectar os aparelhos que mais consomem energia, por exemplo.

        4. Comece a planejar para o futuro

        Ter um fundo de emergência é uma parte essencial de ser financeiramente saudável, então comece a traçar um caminho para economizar, mesmo se você não puder fazer a mudança agora. Uma boa ideia é tornar suas economias automáticas.

        Ou seja, veja no calendário o dia em que você recebe dinheiro e configure uma transferência automática da sua conta para uma poupança, por exemplo. Desse jeito, você não vai nem “sentir” a saída da grana, o que tornará a economia mais fácil.

        Lembre-se que poupar é um hábito, e hábitos levam tempo para se tornarem rotina. Por isso, pratique essas ideias à exaustão até que economizar e não gastar mais do que ganha sejam atitudes naturais.

        Saber como economizar dinheiro ganhando pouco não é fácil, mas é possível. Especialmente seguindo as dicas do nosso blog! Acompanhe nossos posts e aprenda a ter uma vida financeira saudável!

        CENTRAL DE ATENDIMENTO

        Disponível entre às 10 e 1 9 horas em dias úteis.

        +55 11 3132-7266

        contato@geru.com.br

        Geru.com.br pertence à Geru Tecnologia e Serviços S.A. (Geru), CNPJ 20.955.843/0001-59, com sede na Rua Inácio Pereira da Rocha, 514, Pinheiros, São Paulo, SP, CEP: 05432-011. A Geru não é uma instituição financeira: somos uma correspondente bancária do Banco AndBank (Brasil) S.A. inscrito no CNPJ sob o Nº48.795.256/0001-69 e do Banco CBSS SA, inscrito no CNPJ sob o Nº 27.098.060/0001-45 nos termos da Resolução no 3.954, de 24 de fevereiro de 2011. Prazo de pagamento: de 12 meses a 36 meses. O custo efetivo pode variar de 2,00% a.m. (26,82% a.a.) até 9,50% a.m (197,15% a.a.). Exemplo: um empréstimo de R$ 10.000,00 em 24 meses terá parcelas de R$ 618,48, um valor total de R$ 14.843,52, juros de 3,4% a.m. (49,9% a.a.) e CET de 4,2% a.m (64,4% a.a.). Estes valores são exemplificativos e poderão variar de acordo com os critérios de aprovação de crédito da instituição financeira. Acesse nossas demonstrações financeiras por meio dos seguintes links: 20152016 e 2017.

        %d blogueiros gostam disto: