Escolha uma Página Menu

Como a economia doméstica reflete no nosso bolso?

26 mar 2021 | Finanças

Economizar é o tema do momento. Sabemos que a economia doméstica vai muito além de enxugar gastos e diminuir compras. Em uma família, por exemplo, quem deseja ter uma boa saúde financeira e fugir do sufoco do fim do mês deve tentar novos hábitos, repensar atitudes e não é tão difícil como parece.

Sem que você precise se tornar um expert em finanças, nós separamos algumas dicas de economia doméstica para você por em prática já. Vem com a gente : )

1 – Monte um Planejamento

O mais precioso de todos os passos é o planejamento. É interessante analisar qual sua situação atual e o que você quer pro seu futuro. Dentre tantas opções, você pode planejar viver uma vida com minimalismo financeiro, (explicação rápida).

Por isso, o planejamento é importante para que você, por exemplo, não caia em promoções tentadoras, aquelas que não estão calculadas nos seus gastos e que, no fim das contas, podem prejudicar seu orçamento final.

2 – Corte Gastos

Um momento tenso, porém necessário: corte de gastos. Após criar seu plano, é hora de classificar suas despesas mais importantes. Elimine o que for supérfluos e fique apenas com o que é essencial. Por exemplo, se você tem TV a cabo e também assina plataformas de séries e filmes, que tal pensar em cancelar uma delas? Aprenda a distinguir seus gastos aqui nesse conteúdo do nosso blog.

3 – Economize Energia

Em tempos de isolamento social, é fundamental economizar energia dentro de casa. Principalmente se você está fazendo home office ou tem crianças em casa que estão participando de aulas online. Vamos às dicas:

  • Desligue os aparelhos eletrônicos da tomada enquanto não estiver usando;
  • Racionalize o uso de ferro elétrico, máquina de lavar e chuveiro. Este último, quando utilizado no modo “verão” pode economizar até 30% de energia;
  • Invista na iluminação natural, abra as cortinas e aproveite ao máximo a luz do dia.

    4 – Pesquise Preços

    Esse é um dos principais pilares da economia doméstica: pesquise preço antes de comprar qualquer coisa. Da fruta ao eletrodoméstico, é fundamental que você entenda que os preços variam de acordo com os estabelecimentos e a inflação. Por isso, pesquisar é indispensável. Ah, e se ficar difícil pesquisar fisicamente, utilize de ferramentas online para realizar essa tarefa. Existem sites e aplicativos que comparam preços e podem ajudar nessas escolhas.

    5 – Inicie uma Reserva Financeira 

    É muito importante que ao longo do processo de economia doméstica você e sua família tenham pensamentos positivos. Seguir firme e com foco é imprescindível para o sucesso das suas conquistas. Sabemos algumas emergências acontecem, por isso especialistas alertam sobre a importância de ter uma reserva financeira para usar quando necessário.

    Comece aos poucos, faça um pequeno cofre com moedas e veja que ao longo do tempo o troco da padaria e do supermercado somaram uma quantia bem interessante. 

     

    6 – Por fim, sinta a diferença! 

    Menos é mais! O esforço em diminuir as contas, economizar e tratar seu dinheiro de uma forma mais inteligente vale a pena. A melhor maneira de sentir a diferença no bolso é colocando em prática essas dicas. Segure a vontade de comprar e repare que quanto menos você gasta com pequenas coisas, mais você tem dinheiro para utilizar com grandes sonhos.

    %d blogueiros gostam disto: