Escolha uma Página Menu

Fuja de agiota: conheça os perigos dessa prática e opções mais seguras

13 ago 19 | Institucional

Se você está numa situação financeira complicada e precisa de dinheiro, provavelmente vai se deparar com uma oferta de algum agiota. Existem ofertas de agiota fácil e rápido, sem consulta à situação do CPF e sem complicação para a oferta do dinheiro.

No entanto, tanta facilidade não vem de graça. Um empréstimo com agiota online ou pessoalmente pode ser uma grande furada — além de ser ilegal, empréstimo com agiota é crime. Essas pessoas se aproveitam de um momento de fragilidade, desespero ou desinformação para ganhar dinheiro de forma ilícita.

Você está pensando em como conseguir dinheiro emprestado com agiota? Veja por que essa não é uma boa ideia e quais são as alternativas mais seguras para conseguir dinheiro emprestado!

O que é agiota e como trabalham?

Afinal, o que é agiota? É uma pessoa, ou até mesmo uma empresa, que empresta dinheiro em troca de pagamento de juros sem estar devidamente autorizado para essa atividade.

Toda instituição que deseje trabalhar com oferta de crédito precisa estar registrada como instituição financeira junto à Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Em outros casos, a empresas não são registradas como financeiras, mas possuem o status de correspondente bancário.

Os correspondentes bancários atuam em parceria com uma instituição financeira que está devidamente registrada na CVM para realizar as operações. Isso também é perfeitamente legal.

A CVM é responsável por criar normas, desenvolver e fiscalizar o mercado de valores. Sendo assim, as empresas cadastradas na CVM são obrigadas a cumprir diversas regras e são fiscalizadas regularmente.

Os agiotas, por sua vez, não têm autorização para funcionar, não são cadastrados na CVM e, por consequência, não estão sujeitos a essas regulamentações. Eles têm suas próprias regras que, muitas vezes, são abusivas — agiotagem é crime.

Os perigos de conseguir dinheiro com agiota

Ilustração do personagem agiota

 

Agiotagem é crime

A primeira razão é bem simples — a prática de lucrar com empréstimo de dinheiro de forma irregular é crime. A prática de agiotagem pode ser entendida como crime contra a economia popular, extorsão, enriquecimento ilícito, entre outros delitos.

Ao fazer um empréstimo com agiota você estaria, então, participando de um crime. Existe a possibilidade, ainda, que o dinheiro emprestado por agiotas já venha de outras práticas ilegais, como roubo de carga, venda de produtos ilícitos, etc.

Agiotas cobram juros muito altos

Uma prática comum dos agiotas é cobrar juros abusivos, muito acima do valor cobrado pelas empresas devidamente autorizadas. As taxas das instituições que atuam legalmente são regulamentadas e você pode tomar atitudes contra práticas abusivas. Os agiotas, no entanto, cobram valores muito acima dos permitidos. Fuja dos juros agiota!

 

Não existem regras claras

Como já foi dito, os agiotas não estão sujeitos a nenhuma norma ou fiscalização e impõem as regras que quiserem. Eles se aproveitam de pessoas que estão, muitas vezes, em situações frágeis, tanto emocionalmente quanto financeiramente, para assim ganhar dinheiro fácil. Tome cuidado, pois seu problema financeiro pode ficar ainda maior. Portanto, agiota online é confiável? Não!

 

Como denunciar um agiota? 

Quer saber como se livrar de um agiota? Agiotagem é crime, porém sempre existem criminosos e vítimas na história. Se você ou algum conhecido for vítima de golpes online ou agiotagem, existem algumas medidas que podem ser tomadas. É sempre importante denunciar, tanto para tentar recuperar o seu prejuízo quanto para prevenir que o mesmo aconteça com outras pessoas. 

Primeiramente, você deve fazer uma denúncia em um posto policial próximo de você, e depois proceder para um órgão de defesa ao consumidor. Existe também a ANDIF (ou Instituto Nacional de Defesa ao Consumidor do Sistema Financeiro), que recolhe denúncias contra esse tipo de prática. Finalmente, para casos de golpes online, você deve recorrer a uma delegacia de cibercrimes referente à sua região. 

 

Há exigência de garantias que superam o valor do empréstimo

Nenhuma pessoa ou instituição — legal ou ilegal — empresta dinheiro a troco de nada e sem garantias. Nas instituições devidamente autorizadas, geralmente há uma análise do seu perfil como consumidor e é feita uma avaliação sobre suas chances de pagar o empréstimo.

Os agiotas, no entanto, prometem dinheiro fácil e sem consulta ao CPF. É claro que toda essa facilidade tem um preço. Eles cobrarão juros mais altos e, frequentemente, farão exigências de garantias que superam o valor do empréstimo.

Seja um carro, um imóvel, e até o seu cartão de crédito. Como os juros são altos, você provavelmente vai se enrolar para pagar e pode ter um grande prejuízo ao se envolver com agiotas.

 

Métodos de cobrança abusivos

Os agiotas podem, ainda, atuar de forma violenta, intimidadora e ameaçadora ao fazer cobranças caso você deixe de pagar alguma parcela. Como eles são ilegais, não podem recorrer às vias normais de cobrança, mas certamente vão querer receber o dinheiro de volta a todo custo.

Como identificar uma instituição confiável

Aviso de atenção: Não faça pagamento antecipado

Em contraste com os agiotas, os empréstimos feitos por instituições autorizadas são regulamentados por lei e você, como consumidor, tem total proteção dos seus direitos. Veja como identificar uma instituição confiável para fazer seu empréstimo.

Autorização para funcionar

Como emprestar dinheiro legalmente? Como já foi dito, a empresa precisa de autorização para realizar empréstimos, seja como instituição financeira ou como correspondente bancário. Nas empresas sérias, essa informação está disponível para o cliente de forma fácil.

Procure no site da empresa, geralmente no rodapé da página, se essas informações estão disponíveis. O CNPJ da empresa e o dos seus parceiros devem ser informados. Você pode consultar a situação cadastral de cada um desses CNPJs no site da Receita Federal.

Transparência

Outro ponto fundamental de uma empresa séria é a transparência com seus clientes. Logo na simulação, ela deve informar não apenas a taxa de juros, mas também o Custo Efetivo Total (CET) da operação.

O CET é a soma da taxa de juros, dos encargos e das taxas administrativas cobradas pela empresa. Ele deve constar também num eventual contrato a ser assinado.

Não há cobranças antecipadas

Um dos golpes mais comuns praticados contra quem está buscando dinheiro emprestado é a cobrança antecipada de taxas para liberação do dinheiro. Nenhuma instituição séria vai cobrar uma taxa antes de liberar o dinheiro para você. Não transfira e não continue a negociar com quem pedir qualquer tipo de adiantamento.

Não são pedidas garantias absurdas

Pegar 5 mil emprestado e dar um carro de 30 mil como garantia? Não se a instituição escolhida for séria. Existem sim alguns tipos de empréstimos que envolvem a alienação de um bem como garantia. Por exemplo, é possível fazer o refinanciamento de um carro ou uma hipoteca de casa. Porém, o valor disponibilizado nesses casos é correspondente ao valor de mercado do bem, e você não ficará no prejuízo.

Algumas instituições ainda oferecem empréstimos online sem exigir garantias, como é o caso da Geru

É fornecida documentação completa sobre o empréstimo

Contrato completo com cláusulas claras sobre o CET, penalidades caso você não efetue o pagamento, e todos os direitos e deveres das duas partes. Jamais faça um empréstimo sem ter um contrato detalhado, isso só acontece com agiota.

Como obter um empréstimo fácil sem usar um agiota

Passo a passo como fazer um empréstimo na Geru

 

Existem outras opções de empréstimo que são legais e garantem a sua tranquilidade. Nos últimos anos, o empréstimo online vem despontando no mercado como uma alternativa menos burocrática e mais barata que os bancos.

Mesmo se você está negativado, o empréstimo online ainda é possível. Você provavelmente não conseguirá condições tão boas quanto quem não possui restrições de crédito, mas já pode ser o suficiente para te livrar das dívidas mais caras.

Mesmo se você não for aprovado devido ao seu histórico de crédito ou renda, lembre sempre que os agiotas podem complicar a sua vida ainda mais. O que pode parecer dinheiro fácil no início tende a se converter em uma grande bola de neve cujos juros você não consegue pagar, piorando a sua situação.

Nesse caso, a melhor saída seria renegociar suas dívidas diretamente com cada credor para limpar seu nome e melhorar sua reputação financeira. Ao renegociar dívidas, seja realista e só assuma parcelas que cabem no seu bolso. Depois de um tempo pagando essas parcelas em dia, você terá melhores chances de conseguir um empréstimo.

Como vimos, um empréstimo com agiota pode se converter em uma grande roubada. Fora da lei, os agiotas determinam suas próprias regras e, frequentemente, utilizam práticas abusivas contra seus devedores.

Mesmo que você esteja negativado e em situação financeira difícil, não busque um agiota. Procure meios legais de renegociar as dívidas, obter um empréstimo e colocar sua vida financeira em ordem.

A Geru é a primeira e maior plataforma de empréstimo online do Brasil e te conta em cerca de 5 minutos se você está apto para um empréstimo pessoal. Isso com total segurança, dentro da lei e sem burocracias — todos os documentos são enviados online. Agiotagem é crime!

 

%d blogueiros gostam disto: