Escolha uma Página Menu

Afinal, vai passar no crédito ou no débito?

10 maio 2021 | Finanças

“Crédito! Não, não… Débito!” Quem nunca bugou a cabeça na hora de fazer uma compra ao ouvir: “Vai pagar no cartão?”? É nessa hora que muitas vezes, sem pensar, falamos qualquer uma das opções. Normalmente, quem vai de débito é porque estourou o limite do cartão ou está com dinheiro certo na conta. Já no crédito, é porque o saldo foi ladeira abaixo e ele é o que tem pra hoje.

Para repensar se é hora de pagar no débito ou crédito, fizemos 5 perguntas que devem ser avaliadas no momento da compra. Vem com a gente pra não passar vergonha na hora de passar o cartão.

1 – Pagar no débito tem desconto?

Durante a pandemia, o uso do cartão de débito aumentou 46%. Será que as pessoas estão de olho nos descontos oferecidos por essa forma de pagamento? Pelo sim ou pelo não, nossa dica é: sempre peça desconto no pagamento à vista. Alguns estabelecimentos costumam já ter esse desconto definido, mas, ele só é realmente atrativo se for de 5% para cima. Negocie, questione e saia passando o cartão sem ter a certeza do desconto.

2 – Você tem programa de milhas?

Sabemos que estamos em uma pandemia, mas, quando tudo passar, viajar será possível de novo. Então, além de saber lidar com as finanças durante a pandemia e se programar para uma viajem, é interessante perguntar: eu participo de algum programa de milhas? Cartões de crédito costumam possuir essa funcionalidade. Sendo assim, caso esteja no planejamento, o uso do crédito vale a pena para guardar e usar as milhas futuramente.

3 – Você acompanha as promoções?

Receber e-mails e SMS com promoções pode até ser chato, porém, é muito necessário. São essas comunicações que avisam sobre os descontos, mega saldões e as parcerias que lojas fazem com bandeiras de cartões. Ficar atento a isso facilita na hora de pesquisar preços, entender descontos e pensar na melhor maneira de gastar dinheiro. Mas, olha, se começar a sair do controle, cancele o recebimento dessas mensagens imediatamente.

4 – Tem dinheiro na conta corrente?

Dinheiro na conta é motivo para gastar no débito? Não! Um dos perigos de sair gastando apenas no débito é que o dinheiro da conta corrente acaba. E aí, como fica se você parar no cheque especial? É melhor fugir e prevenir essa dor de cabeça.

5 – A fatura do crédito ficará nas alturas?

Você sabia que a inadimplência no Brasil cresceu 67,01% em 2020? Ou seja, não precisamos dar muitas voltas para perceber que comprar demais é prejudicial à sua saúde financeira. A grande questão aqui fica por conta não só dos gastos, mas da quantidade de parcelas. Logo: não acumule parcelas no cartão de crédito. Pode parecer inofensivo, mas quando a fixa cai, a sua fatura mensal já está nas alturas.

E agora, que tal repensar no seu comportamento na hora de pagar com o cartão? Lembrando que a Geru está aqui para o que precisar: de crédito digital a conteúdos educativos sobre saúde financeira. Tudo para transformar a sua vida : )

 

%d blogueiros gostam disto: