Escolha uma Página Menu

5 erros financeiros que cometemos no dia a dia

03 maio 2021 | Finanças

A maior parte dos erros financeiros pode e deve ser evitada com um pouco de cautela e disciplina. Mas, antes de começar a mudar o comportamento, é importante conhecer quais são esses equívocos mais comuns cometidos no dia a dia. Também é bom saber que evitá-los ajuda (e muito) a organizar suas metas financeiras e alcançar a tão sonhada estabilidade.

Pronto para conhecer os 5 erros financeiros mais comuns que passam despercebidos na sua vida?

 

1 – Sem lista, sem compras!

Quem nunca foi ao supermercado sem uma lista de compras definida não sabe o que é sufoco. Ah, e quando vamos fazer compras com fome? Não dá certo! Então, o ponto de atenção aqui é: organização. Logo:

  • monte uma lista objetiva com tudo que você precisa;
  • planeje uma rotina pra sair de casa bem alimentado;
  • evite gastos em excesso (você precisa mesmo?);
  • contribua com a sua economia doméstica.

2 – Notificações de aplicativos de compras

Seria um sinal do universo a notificação do delivery de comida aparecer logo na hora da fome? Existem horários específicos que aplicativos de comida e de compras enviam alertas para fisgar os consumidores. Então, mesmo que dê muita vontade, seja resistente e não gaste o que você não pode.

3 – 30 dias grátis e uma vida no cartão

Esses “testes grátis” são encantadores, né? Diz aí quantas vezes você assinou um serviço de streaming porque os primeiros 30 dias eram gratuitos e acabou esquecendo do prazo de teste e foi cobrado no cartão? Sem contar que muitas vezes é difícil cancelar pois o serviço é realmente bom. Para repensar esse gasto, que tal dividir com a família o valor ou cancelar outras plataformas que não estão sendo tão utilizadas?

4 – O cartão de crédito tem limite

Não é por que seu cartão possui um limite que você precisa chegar até ele, certo? Pense bem e não abuse da sorte. A ideia de limitar é justamente para ponderar seus gastos, e não transformá-lo em meta. A dica é simples: se for o caso, diminua seu limite.

5 – Pesquise e compare preços

Entrar na primeira loja e comprar o que você precisa pode até te fazer economizar tempo, mas o dinheiro perdido não compensa. O ideal é fazer pelo menos pesquisa de preço em 3 lojas diferentes. Além disso, você pode usar a internet para facilitar essa pesquisa de preços e encontrar produtos mais baratos.

Gostou das nossas dicas? Comece hoje mesmo a colocá-las em prática para ter uma vida financeira mais saudável. Lembre-se: sempre que precisar de ajuda, conte com a Geru.

 

%d blogueiros gostam disto: